Coordenadores do HumanizaSUS vão discutir melhoria do atendimento hospitalar

07/08/2005 - 10h28

Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil

Brasília - A melhoria do atendimento nos hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ser discutida nos dias 25 e 26 deste mês, num encontro de coordenadores estaduais do HumanizaSUS. Os responsáveis pela Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde nos estados vão trocar informações sobre experiências bem-sucedidas e ações que podem ser adotadas para melhorar o atendimento aos pacientes da rede pública.

O Humanizasus, do Ministério da Saúde, adota medidas para diminuir as filas nos hospitais e melhorar as relações entre os profissionais do setor e os pacientes. Procura também adequar as instalações hospitalares e dar aos pacientes direito a um acompanhante durante a internação.

O atendimento é rápido e eficiente, disse Juarez Soares da Silva, que acompanha duas filhas no Hospital Regional da Asa Sul, em Brasília, onde fazem tratamento dentário. "Eu sempre sou atendido rapidamente, as filas não são muito grandes. Eu espero sentado enquanto minhas filhas são atendidas", afirmou Juarez.

Segundo a coordenadora do Humanizasus, Ângela Pistelli, quando o paciente é tratado "com respeito e de uma forma humanizada, a resposta ao tratamento é muito melhor e mais rápida". Ela informou que está em estudo a ampliação do direito a acompanhante para todos os pacientes do SUS. Hoje, apenas crianças, idosos e gestantes, antes e depois do parto, têm direito a acompanhante.