Ministério do Turismo quer fortalecer organizações regionais para desenvolver o setor

02/08/2005 - 11h37

Brasília - O Ministério do Turismo quer alinhar os fóruns ou conselhos estaduais de Turismo, uniformizando sua atuação e envolvendo as diversas entidades instaladas nas 27 unidades da Federação. Ao mesmo tempo vai ajustar e definir, em conjunto com essas instâncias, uma agenda operacional, com objetivos permanentes que permitam o fortalecimento de organizações macrorregionais para o desenvolvimento do turismo nacional.

A programação começa a ser implementada hoje (2), na macrorregião Sul, com a realização em Porto Alegre (RS) do Seminário do Fórum Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, seguindo-se, nos dias 3 e 4, respectivamente, com os encontros do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina e Conselho Consultivo do Turismo do Paraná.

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, participará dos seminários nos três estados. O encontro de amanhã, em Porto Alegre, será às 9 horas, no auditório do Centro Administrativo do Estado.

Os seminários se realizam em cada estado até o dia 16 de setembro, como a primeira etapa de trabalho. Esta ação dá continuidade à implementação do modelo da gestão descentralizada proposta pelo Plano Nacional de Turismo. Nos seminários será incluída a participação de representantes das Regiões Turísticas selecionadas para o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil 2005.

As etapas subseqüentes, cuja agenda executiva está programada para ser realizada no período de 26 de setembro a 25 de novembro, têm dimensão macrorregional no objetivo de definir estratégias e formato para organização das instâncias de governança nas cinco Macrorregiões Turísticas. O processo já está em discussão com os representantes dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo desde janeiro.