Adriana Franzin
Da Agência Brasil
Brasília - Representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores e Saúde levaram à Organização Mundial do Comércio (OMC) argumentos contra a importação de pneus europeus usados, para remoldagem e revenda no mercado brasileiro. Os motivos ambientais, legais, econômicos e de saúde apresentados pelo Brasil são rebatidos pela União Européia, que alega prejuízos às exportações. A União Européia quer entrar com ação na OMC para forçar a abertura do mercado brasileiro.
Segundo informação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Brasil já perdeu uma ação semelhante para o Uruguai e agora é obrigado a receber até 130 mil pneus usados do país. Se a União Européia for proibida de vender o produto, terá que resolver o problema do descarte de 80 milhões de pneus por ano.
Até agora, a importação é assegurada por liminares conseguidas na Justiça por empresas que fazem a remoldagem. Mas, de acordo com o ministério, o governo brasileiro deverá editar medida provisória ou projeto de lei para proibir definitivamente a entrada de pneus usados. O texto já está na Casa Civil.
Com informações do Ministério do Meio Ambiente