Novo ministro do Trabalho defende controle da inflação com aumento da produção e do consumo

15/07/2005 - 18h45

Brasília, 15/7/2005 (Agência Brasil - ABr) - O novo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, defendeu o controle da inflação por meio do aumento da produção e do consumo, em entrevista após a cerimônia de transmissão do cargo. "Precisamos controlar a inflação com choque de produção e investimento. E quem pode fazer isso é o mundo privado. Se aumentarmos o consumo, não precisaremos recorrer ao aumento de preços. Mas teremos, sim, que produzir mais", destacou.

Marinho afirmou que permanece contrário à política econômica do governo e assegurou que lutará contra ela internamente. "Vocês sabem o que eu penso da política econômica, mas vocês não vão mais me ver falando publicamente dela. Eu irei discuti-la bastante, mas internamente", revelou. E recebeu elogios de segmentos opostos: sindicalistas e industriais.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira, disse que o novo ministro será "uma voz dos trabalhadores contra a atual política econômica do governo, que só tem beneficiado o sistema financeiro". E o presidente do Centro das Empresas de São Paulo (Ciesp), Cláudio Vaz, lembrou que os empresários "esperam que um trabalhador ativo e representativo como o Marinho possa reverter os constrangimentos da atual política econômica".