Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio – Os seguidos aumentos na taxa básica de juros poderá comprometer os investimentos no país. Por conseqüência, coloca em risco o crescimento econômico. A afirmação foi feita hoje pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Guido Mantega.
Ele salientou que até agora, a economia brasileira está dando sinais de dinamismo em vários setores. Admitiu, entretanto, que a taxa de juros, a partir de um certo patamar, tende a reduzir o nível de investimento. "Se a taxa de juros ficar muito alta, o investimento sofre uma retração. A questão é saber qual é esse ponto que vai conciliar uma taxa de inflação razoável com crescimento maior. Esse é o equilíbrio", afirmou.
Mantega não quis precisar qual seria o limite aceitável para impedir que a taxa Selic – definida pelo Banco Central e usada como base para todo o mercado de juros – comece a afetar o crescimento econômico.
O presidente do BNDES não confirmou se os juros básicos, hoje da ordem de 19,75% ao ano, teriam atingido esse limite. Diante da afirmação de que teria feito essa declaração em São Paulo, Guido Mantega brincou, explicando que no Rio de Janeiro muda de ares e fica com as "idéias mais arejadas".