Sindicato dos professores gaúchos estima em 90% paralisação da categoria

27/04/2005 - 15h37

Porto Alegre, 27/04/05 – Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Rio Grande do Sul (Cpers/Sindicato) realizam manifestação na Esquina Democrática, no centro da cidade, como parte da 6ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Eles também estão recolhendo assinaturas em um documento que pede a conversão de parte da dívida externa do país em recursos para a educação.

Escolas da capital, região metropolitana e de várias regiões do estado suspenderam as aulas hoje por causa da participação dos professores gaúchos no dia de paralisação nacional. Na última segunda-feira (25), saíram do Rio Grande do Sul 10 ônibus lotados, com cerca de 500 educadores que foram participar da Marcha em Brasília. Segundo avaliação do sindicato, 90% dos professores das escolas estaduais não deram aula hoje.

Integrantes dos 42 núcleos do Cpers no Rio Grande do Sul estão fazendo reuniões durante todo o dia, como parte do evento nacional. Professores de Santa Maria e de Pelotas, maiores núcleos do interior do estado, promovem diversas atividades regionalizadas.