Senadores divergem sobre a autonomia do Banco Central

19/04/2005 - 15h34

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A autonomia do Banco Central (BC) tem como objetivos fundamentais o controle da inflação e o equilíbrio de longo prazo do balanço de pagamentos, conforme o autor do projeto que confere autonomia operacional à instituição, senador Rodopho Tourinho (PFL-BA). Ele falou sobre o assunto hoje na Comissaão de Assuntos Econômicos do Senado, que se reuniu para tratar do tema.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) questionou sobre o consenso internacional em torno da autonomia dos bancos centrais e pediu aos economistas que participam das discussões para refletirem sobre o assunto.

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) disse que é favorável à autonomia do BC pois acha que é um meio seguro para combater a inflação mas reconhece que nem todos concordam com essa idéia dentro do seu partido. O senador César Borges (PFL-BA) lembrou que já apresentou projeto para que o BC se responsabilize por políticas públicas para redução da taxa de spread nos financiamentos dos bancos.

A senadora Ana Julia Carepa (PT-PA) por sua vez disse que é contra a instituição de autonomia do BC e os legisladores, segundo ela, estão devendo uma nova proposta em relação ao papel do banco.