Ratzinger seguirá orientação de João Paulo II mas com estilo próprio, diz arcebispo de Aparecida

19/04/2005 - 17h59

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Cardeal alemão Joseph Ratzinger, agora Papa Bento XVI, é discreto e reservado mas marcará seu pontificado com um estilo próprio. A afirmação é do arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, que hoje reuniu-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), para pedir "pressa" na realização do plebiscito sobre a proibição de vendas de armas no país.

Ainda sobre o novo Papa, Damasceno disse que conheceu o Cardeal Ratzinger no início dos anos 90, quando o clérigo alemão participou de um encontro de bispos, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o sucessor de João Paulo II foi um dos principais conferencistas, acrescentou o arcebispo de Aparecida. "Ele é um homem afável e de diálogo. Do ponto de vista humano é uma figura extremamente afável", afirmou Dom Damasceno.

Na opinião do arcebispo, o pontificado de Bento XVI será uma espécie de continuidade do trabalho desenvolvido por João Paulo II. Perguntado sobre posicionamentos do novo Papa a respeito de questões como uso de preservativos, anticoncepcionais e homossexualismo, Dom Raimundo Damasceno ressaltou que "certas verdades morais e de fé da Igreja Católica não podem ser modificadas".

No domingo (24), quando deve iniciar oficialmente o seu pontificado, o Papa Bento XVI "apresentará ao mundo quais os temas mais candentes, mais urgentes, que ele vê para a Igreja no momento atual", informou o arcebispo de Aparecida.