Lula diz que vai cumprir compromissos assumidos com a população indígena

19/04/2005 - 16h55

Brasília, 19/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que irá cumprir todos os compromissos assumidos com a população indígena. "Não porque seja compromisso do Lula ou de campanha, mas porque é um compromisso moral", disse Lula. "É um compromisso ético deste país garantir que as ações indígenas sejam tratadas com respeito e dignidade", acrescentou.

Lula reconheceu que os problemas dos povos indígenas nem sempre são resolvidos com a rapidez desejada. "Vai levar muitos anos para que a gente consiga devolver aquilo que um dia foi tirado de vocês", disse Lula a uma platéia repleta de lideranças indígenas. Em comemoração ao Dia do Índio, o presidente homologou cinco novas áreas indígenas, num total de 224.881 hectares.

Na cerimônia, 27 anciãos indígenas foram homenageados por sua importância ao garantir a transmissão da cultura indígena às novas gerações. O evento teve a presença também do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes.

Quanto às demarcações de terras, o presidente ressaltou que é um processo lento, que envolve disputas judiciais "enormes e longas, parecendo até intermináveis". Segundo ele, a homologação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, na última sexta-feira (15), deveria ter ocorrido ainda em 2003, mas foi adiada por causa de divergências.

Para o líder indígena Jaci Macuxi, a homologação da reserva Raposa Serra do Sol em área contínua vai dar melhores condições de vida às etnias que vivem nessa região. Jaci Macuxi entregou a Lula um chapéu e uma panela de barro produzidos dentro da reserva como símbolo da cultura que está sendo preservada. "Com a homologação, nós vamos preservar aquela natureza que está lá e que foi destruída e trago essa alegria aqui em dizer a todos vocês que com certeza nós vamos nos organizar mais com essa homologação", afirmou.

Lula defendeu ainda que é preciso dar mais do que terras aos índios. "Durante toda a minha vida, eu afirmei que não era possível apenas fazer homologação de terras indígenas porque, depois da terra, tem que dar as condições para que as pessoas possam trabalhar a sua terra", afirmou. Lula informou que a área social do governo está elaborando um "pacote de cidadania" para garantir à população indígena saúde, educação, luz e desenvolvimento de atividades produtivas.