Petrobras aprova afretamento da plataforma P-53 para Bacia de Campos

11/04/2005 - 23h24

Rio, 11/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - A diretoria da Petrobras aprovou o afretamento da plataforma P-53 para possibilitar a produção do Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, no norte fluminense. De acordo com a assessoria de Imprensa da estatal, o afretamento será realizado na modalidade de casco nu, ou seja, as operações da unidade serão conduzidas pela própria Petrobras e o prazo para entrega da plataforma é de 29 meses.

Apesar de se tratar de afretamento, a estatal exigiu que a indústria nacional fosse contemplada na construção da unidade. Para os módulos de geração e compressão, o conteúdo local, a exemplo dos projetos anteriores, será de 75%, porque as grandes máquinas não são fabricadas no país.

A construção prevê a criação de 4 mil empregos diretos no Brasil, sendo mil no Rio Grande do Sul e três mil no Rio de Janeiro. Para a fabricação dos módulos de processo de integração da unidade, a cargo do consórcio Marlim Leste (CML), a produção nacional é de 55%.

A P-53 deverá entrar em operação no início de 2008. Sua capacidade é de 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás por dia.