Transpetro: programa de modernização da frota vai gerar mais de 20 mil empregos

11/04/2005 - 19h57

Rio, 11/4/2005 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Transpetro, Sergio Machado, afirmou hoje na abertura do Encontro da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes(ITF), realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro, que o Programa de Modernização e Expansão da Frota da estatal proporcionará a geração de mais de 20 mil empregos em sua primeira etapa.

O programa prevê a construção no país de 42 navios-petroleiros – o processo licitatório está sendo iniciado pela Transpetro, com investimentos em torno de R$ 6 bilhões. Sergio Machado garantiu que o programa vai trazer para o sistema Petrobras vantagens operacionais e financeiras, como previsibilidade na logística de transporte e benefícios diretos aos acionistas.

O ministro interino do Desenvolvimento, Márcio Fortes de Almeida, que representou na solenidade o Presidente da República em exercício, José Alencar, lembrou a importância do transporte marítimo para a movimentação do comércio brasileiro no exterior e frisou que o programa da Transpetro é decisivo para o alcance da meta de ampliação das exportações brasileiras.

Os presidentes da Transpetro e da Confederação dos Marítimos, Severino Almeida Filho, firmaram na ocasião o Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados marítimos, que encerra cinco meses de negociação, segundo informou a assessoria de imprensa da estatal.

Até quarta-feira (13), o encontro da ITF reúne 150 representantes de marítimos e portuários de 57 países. Fazem parte da Federação 570 organizações sindicais de transporte de 132 países, que representam 5 milhões de trabalhadores.