Pernambuco vai receber equipamento que fabricará fármacos destinados a tratamento de câncer

11/04/2005 - 18h23

Recife, 11/04/2005 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, lançou hoje, no Centro Regional de Ciências Nucleares, no campus da Universidade Federal de Pernambuco, edital de concorrência para instalação de um ciclotron. O equipamento vai fabricar fármacos radioativos destinados ao diagnóstico precoce de vários tipos de câncer, doenças cardíacas e neurológicas.

Segundo o ministro, o projeto deverá beneficiar cerca de dois mil pacientes em Pernambuco, que, até agora, têm que se deslocar para São Paulo ou para o Rio de Janeiro, únicos estados que contam com esse tipo de equipamento.

"A partir de um equipamento como esse, que irá produzir fármacos radioativos, os hospitais privados e públicos poderão ter acesso a máquinas que vão permitir não só o diagnóstico, mas também a pesquisa científica, prevenção e cura de algumas doenças", enfatizou Campos. Ele disse que o ciclotron era uma antiga reivindicação da comunidade científica local.

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Odair Dias, informou que no ano passado foram realizados, em todo o país, mais de 2,30 milhões de procedimentos com radiofármacos, representando um mercado de R$ 40 milhões anuais, nas áreas da medicina nuclear e em radiodiagnóstico.

Odair Dias disse que os procedimentos com radiofármacos são indispensáveis à medicina. "Os exames mais modernos, principalmente para detectar o câncer, utilizam a tecnologia PET (tomografia por emissão de positron), baseada nos radiofármacos produzidos no ciclotron, como o que estará funcionando até o final do ano em Pernambuco", explicou Dias.

A instalação e manutenção do equipamento vai demandar investimentos federais de R$ 12 milhões.