Lula encerra negociações da reforma ministerial e Previdência Social permanece com o PMDB

22/03/2005 - 14h00

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota informando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou as negociações em torno da reforma ministerial.

"Conforme estabelece a Constituição Federal é de competência privativa do Presidente da República a nomeação de ministros de Estado. No uso de suas atribuições o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu encerrar as conversações em torno da reforma ministerial", diz a nota.

Ela informa também, que o presidente indicou o deputado federal Paulo Bernardo (PT-PR) para ocupar o cargo de ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele substitui Nelson Machado que ocupava o cargo interinamente desde a saída de Guido Mantega para a presidência do BNDES.

A nota diz também, que no último dia 15 Lula recebeu a carta de demissão do senador Amir Lando (PMDB-RO), atual ministro da Previdência Social. Lando será substituído pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Na nota Lula agradece os servioços prestados por Lando e Machado.