Comerciantes de Pernambuco fazem manifestação contra excesso de carga tributária

22/03/2005 - 10h03

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Comerciantes do centro da capital pernambucana e dos shoppings da cidade vão fechar as lojas por 15 minutos, das 15h30 às 15h45. O movimento é uma das iniciativas da campanha contra o excesso de carga tributária no país, desencadeada pelo setor produtivo em parceria com 200 instituições representativas dos trabalhadores e da sociedade civil.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Corte Real, a elevada carga de impostos inviabiliza o crescimento do país e resulta em prejuízos diretos para a sociedade. O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, que vai participar do protesto, disse que a insatisfação popular despertou a cidadania. "Não dá para entender como um governo de vanguarda ainda não recuou quanto à redução da carga tributária que atinge a todos", afirmou.

A programação inclui ainda passeata e ato público, quando será mostrado à população quanto se paga de imposto em cada produto adquirido. Os organizadores do evento pretendem ainda recolher assinaturas para elaboração de um manifesto a ser encaminhado aos deputados federais que integram a bancada de Pernambuco.