Anatel fiscaliza operadoras para reduzir reclamações sobre telefonia celular

22/03/2005 - 15h29

Rosamélia de Abreu
Repórter da Voz do Brasil

Brasília - A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) iniciou nesta semana uma fiscalização em todas as operadoras de telefonia celular do país para tentar reduzir o número de reclamações dos usuários, que cresceu neste ano mais de 40% – 25.726 registros em janeiro, contra 18.243 em igual período do ano passado.

O indicador Taxa de Reclamações por 1.000 Usuários Móveis, que afere o nível de satisfação, registrou evolução mais acentuada: de 0,14 em 2003 para 0,29, em 2004, que representa 107,14% de crescimento.

O maior número de reclamações recebidas na Anatel pelo telefone 0800 33 2001 refere-se a erros nas contas telefônicas, queixas quanto ao atendimento, reparos e defeitos, desligamentos, bloqueios e cancelamentos de linha.

Os fiscais, segundo o presidente da agência reguladora, Elifas Chaves Gurgel do Amaral, estão observando itens como o tempo de atendimento dos usuários nas lojas ou pelo telefone e o prazo para solução de problemas apresentados.

Todas as irregularidades encontradas, acrescentou Amaral, serão notificadas às empresas: "Será instaurado um procedimento de apuração de descumprimento de obrigação, baseado na notificação. E representantes da operadora serão chamados para se defender."

No Brasil, onde há 67,4 milhões de usuários de telefonia celular, o número de reclamações em relação aos serviços "é alto". O presidente da Anatel informou que "algumas operadoras estão na faixa de duas a quatro reclamações a cada 1 mil acessos – e isso muito. A Anatel quer qualidade e não só a quantidade".

Outras ações serão adotadas para melhorar a qualidade dos serviços, segundo Amaral. "Nós queremos que a qualidade na prestação do serviço de telefonia celular prenda o usuário à empresa telefônica", acrescentou.