Ministro Eduardo Campos lança Prêmio Finep de Inovação Tecnológica

13/03/2005 - 10h03

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - O Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e o Presidente da Financiadora de Estudos e Projetos, Sérgio Rezende, participam no próximo dia 14, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, da solenidade de lançamento da edição 2005 do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica.

O Superintendente da Área de Articulação Institucional da Finep, Carlos Ganem, disse à Agência Brasil, nesta capital, que "o Brasil fica mais bonito depois do lançamento do Prêmio Finep porque o brasileiro é inovador, é um poço de criatividade, e não se entrega, mesmo sofrendo amarguras". Nascido em 1998 na região Sul do país, o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica tornou-se nacional a partir de 2000, englobando 5 categorias até 2004 (produto, processo, pequena empresa, grande empresa e instituição de pesquisa). Na edição de 2005, a premiação ganha 2 novas categorias, sendo uma especial, que são Inovação Social e Inventor Inovador.

Esta última categoria foi criada pela Finep em atendimento a pedido do Presidente da República e se refere ao pesquisador que tenha algum invento já objeto de patente, produzido e comercializado no país, informou Ganem. O assunto tem tal importância que a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) vai conceder a esse inventor uma medalha numa categoria especial do Prêmio Finep, além de valor em dinheiro. O fato é inédito dentro da premiação, que nunca distinguiu os vencedores com dinheiro mas com um ativo intangível que é o fato de as empresas poderem usar o Prêmio, através de um selo que usam o ano todo, como um elemento difundidor dessa característica da inovação dentro da companhia.

As inscrições ao Prêmio Finep de Inovação Tecnológica se estenderão até o dia 15 de junho. Carlos Ganem revelou que a expectativa é alcançar e até mesmo superar a meta de 750 projetos inscritos. Em 2004, 508 empresas se inscreveram, mostrando aumento em torno de 50% em relação ao ano anterior. O Prêmio tem co-patrocínio da Petrobrás, British Council, Sebrae nacional, entre outras instituições.