Brasil define agenda para avançar diálogo com Índia e África do Sul

13/03/2005 - 17h28

Juliana Cézar Nunes
Repórter da Agência Brasil

Cidade do Cabo (África do Sul) - Os chanceleres do Brasil, Índia e África do Sul terminaram neste fim de semana o Fórum de Diálogo Trilateral, realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, definindo acordos de cooperação em diversas áreas. Ainda em 2005, várias datas foram agendadas para reuniões e eventos paralelos entre os três países. Na área cultural, o Brasil deve sediar, em novembro, um festival de música brasileira, africa e indiana.

No setor privado, Brasil, Índia e África do Sul deram um passo importante na última semana ao formar o conselho de negócios trilateral, assinado, em nome dos empresários brasileiros, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na área de cooperação setorial, diversas instâncias dos governos dos três países passarão a se integrar mais este ano.

Ainda em março, entre os dias 28 e 29, os ministros da Saúde dos três países se encontram no Brasil. Há a expectativa de assinatura de acordos na área de Aids e malária. Os ministros da Ciência e Tecnologia também se encontram em território brasileiro entre os dias 8 e 9 de junho. Em julho, os ministros da educação se reúnem, só que em Nova Delhi, na Índia, país que também organizará um encontro para o setor audiovisual.

O Brasil ainda sediará entre os dias 3 e 5 agosto, no Rio de Janeiro, um seminário sobre desenvolvimento econômico e social. Em breve, também deve acontecer um encontro trilateral de ministros da defesa e da agricultura, área que, assim como cultura, passou a fazer parte da lista de setores de cooperação. Para 2006, está prevista uma conferência indígena na África do Sul.

No campo da tecnologia da informação, os três países se comprometeram a ampliar os debates sobre a necessidade de redução de custos no acesso à computadores e Internet, trocando experiências sobre formas de adquirir equipamentos a baixo custo e incentivar o suo do software livre. Para facilitar o diálogo trilateral, está previsto para junho a criação de um site do grupo.

Na área de turismo, haverá um encontro de ministros em maio deste ano, na África do Sul. Há um consenso de que o grupo precisa avançar no que diz respeito ao setor de transportes. A parte aérea começa a dar bons sinais com o anúncio da companhia sul-africana de operar um vôo direto, com escalas, em Bombaim, Johanesburgo e São Paulo. Na parte marítima, os três países devem assinar em breve um memorando para ampliar o transporte fundamental para as relações comerciais.