Lula diz à Contag que falta pouco para aprovação da proposta sobre aposentadoria rural

28/02/2005 - 23h03

Ana Paula Marra e Nelson Mota
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Depois de ser aplaudido por cerca de três mil pessoas na abertura do 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que 90% da proposta apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) sobre aposentadoria de trabalhadores rurais brasileiros já está perto de ser aprovada.

Ele informou que "faltam apenas algumas decisões e discussões para concretizá-la", o que, segundo disse, deve ocorrer até maio, quando haverá a manifestação do Grito da Terra, em Brasília. Para Lula, a proposta da Contag é "madura" e consagrará um bom acordo firmado na questão da aposentadoria. O Congresso prossegue até a próxima sexta-feira no Pavilhão do Parque da Cidade.

Em seu discurso, de quase 40 minutos, Lula afirmou que em seu governo será feita a "reforma agrária mais responsável que já foi feita na história do país", e que também será dado aos agricultores assistência técnica, infra-estrutura e acesso ao crédito rural. Ele se comprometeu a se reunir, em junho do ano que vem, com a direção da Contag e outros movimentos rurais para, juntos, fazerem uma avaliação das ações rurais de seu governo. "Pela primeira vez, o Brasil não tem um presidente da República, tem um companheiro dos trabalhadores rurais", disse Lula.

Lula também reiterou seu compromisso de fazer a revitalização do Rio São Francisco: "Não prometi a transposição das águas do Rio São Francisco em minha campanha, mas vou levá-la a 10 milhões de famílias nordestinas. Esse projeto se faz necessário, pois o Brasil não pode continuar a ser vítima da indústria da seca".

Lula lembrou ainda o sucesso do Programa de Agricultura Familiar (Pronaf), afirmando que o desejo do governo é que o programa ganhe cada vez mais força na agricultura brasileira. Ele prometeu que as mulheres também serão beneficiadas com o Pronaf" As mulheres também terão acesso aos bancos para fazer os seus projetos".

Além do Programa " Luz para Todos", criado pelo governo para fazer chegar energia elétrica a 12 milhões de pessoas que moram no campo, o presidente Lula fez questão de dizer aos trabalhadores rurais que em julho vai inaugurar as primeiras bases do Projeto de Biodiesel (extração do óleo da mamona para a fabricação de combustível), que, segundo ele, vai mudar a vida do brasileiro no Nordeste. "O nordeste brasileiro não pode ficar simbolizando a miséria do país", afirmou Lula.