Conheça algumas possíveis áreas de cooperação entre Brasil e Venezuela

10/02/2005 - 21h22

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Itamaraty informa que, na reunião de trabalho do presidente Lula com o governo venezuelano que acontecerá no dia 14, será dado ênfase nas áreas de defesa e proteção da Amazônia, energia elétrica, exploração de petróleo e gás, petroquímica, produção de etanol e biodiesel, mineração de carvão, siderurgia, cooperação tecnológica, ciência e tecnologia, projetos de infra-estrutura, promoção comercial, telecomunicações, comunicação social, pesca e desenvolvimento agrário.

Dentre os projetos específicos que integram a construção dessa aliança estratégica, está a intensificação da cooperação entre a Petrobrás e a PDVSA (Empresa Venezuelana de Petróleo) na exploração conjunta de áreas, atuação em terceiros mercados, transporte de óleos e derivados, atividades de refino e petroquímica.

Outro setor que poderá ter cooperação entre o Brasil e a Venezuela, segundo o Itamaraty, é o da área de defesa, no que se refere à vigilância da Amazônia. A expectativa brasileira é de que a Embraer venha reaparelhar e fornecer novos aviões Tucanos para a Força Aérea Venezuelana.

A presença de importantes empresas brasileiras na Venezuela poderá estimular projetos de infra-estrutura que já contam ou poderão contar com a participação de construtoras brasileiras, que incluem a segunda e a terceira pontes sobre o rio Orinoco, as linhas 3 e 4 do metrô de Caracas, a hidrelétrica de La Vueltosa e o projeto de irrigação El Dilúvio.