São Luís, 4/2/2005 (Agência Brasil - ABr) - O Bloco da Saúde, com cerca de mil integrantes – servidores da Secretaria de Estado de Saúde e de entidades parceiras, como Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e organizações não-governamentais ligadas à luta contra doenças sexualmente transmissíveis – estará concentrado a partir das 17h deste sábado (5) na Praça Deodoro, de onde seguirá pelas ruas do chamado Corredor da Folia, no centro da capital.
Em companhia do Bloco da Juventude, ligado à Secretaria de Estado de Solidariedade Humana, o da Saúde levará informações nas fantasias (camisetas) e também distribuirá fôlderes sobre a importância do uso do preservativo no período de Carnaval. Para cada 1 milhão de preservativos masculinos utilizados, segundo a secretaria, são evitadas em média 73 novas infecções do vírus da Aids, o HIV.
Também durante o Carnaval, uma equipe de técnicos da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado de Saúde estará de plantão para receber possíveis notificações de ocorrências de dengue, paralisias flácidas agudas, raiva humana, meningites, entre outros. Técnicos também farão visitas a hospitais da capital no monitoramento de doenças.