Diplomados novos vereadores, prefeito e vice-prefeito do Rio

18/12/2004 - 13h00

Rio, 18/12/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) diplomou hoje os 50 vereadores, o vice-prefeito e o prefeito eleitos do município do Rio de Janeiro para o mandato de 2005 a 2009. Realizada no plenário da Câmara dos Vereadores, no Palácio Pedro Ernesto, no centro da cidade, a cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional.

Em seguida, em breve discurso, o presidente do TRE, desembargador Marcus Faver, disse que levou a cerimônia de diplomação, tradicionalmente realizada no Tribunal, para a Câmara pela consideração e respeito que a Justiça Eleitoral tem pelo Legislativo. Faver cobrou dos vereadores uma postura ética digna do cargo que passarão a ocupar. Faver também exaltou a importância dos vereadores como representantes do povo, na fiscalização dos atos do Executivo.

Entre os vereadores diplomados, o ator Stepan Nercessian e a ex-nadadora Patrícia Amorim foram os mais cumprimentados. A vereadora Senhorita Suely, do Prona, sempre acompanhada do deputado federal Enéas Carneiro, não quis falar com a imprensa.

O prefeito César Maia, diplomado para mais um mandato, disse que, na segunda administração, pretende intensificar os programas de inclusão social, entre eles o Favela-Bairro. Maia informou que, a partir de 2006, dará prioridade às ações administrativas voltadas para os Jogos
Pan-Americanos de 2007.

Ele reafirmou que é candidato à Presidência da República, mas disse que se trata de uma candidatura experimental. "Se o eleitor entender que eu sou um nome competitivo, culmina-se esse processo", afirmou o prefeito. Maia disse que vai fazer a campanha à Presidência nos fins de semana e que usará o rádio para tornar seu nome mais conhecido no Brasil. Ele destacou que isso será feito por meio de entrevistas que dará a emissoras de outros estados. Além disso, um pequeno estúdio já foi montado em sua casa para que possa falar com rádios de todo país.