Presidente da China visita Memorial da Independência

15/11/2004 - 16h23

Arthur Braga
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A visita ao Memorial da Independência, feita pelo presidente da República Popular da China, Hu Jintao, durou pouco mais de 15 minutos. O presidente chinês passou rapidamente pelo Memorial da Independência e seguiu para o Museu do Ipiranga, onde observou as fonte dos jardins, em estilo francês, instalados no Parque da Independência.

Hu Jintao afirmou que o "espírito do povo brasileiro está refletido nos prédios e no monumento da Independência". A subprefeita da região do Ipiranga, Alexandra Rocha, disse que Jintao perguntou o que havia antes no prédio que hoje é o Museu da Independência, ao observar o estilo clássico-europeu do local. Alexandra informou que não havia nada antes, já que o prédio foi construído há 120 anos exclusivamente como um marco da Independência do Brasil.

A programação oficial do chefe de estado chinês inclui ainda um encontro com a comunidade chinesa de São Paulo, no Hotel Hilton Morumbi, zona sul da capital, às 19h15. Em seguida, Jintao será recebido no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para um banquete oferecido pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.