Brasil envia 9 toneladas de alimentos para o Haiti

02/10/2004 - 12h40

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um avião Hércules C-130 da Força Aérea decolou no final da manhã de hoje da Base Aérea de Brasília com 9 toneladas de alimentos e 6 toneladas de hipoclorito de sódio para socorrer as populações do Haiti, recentemente flageladas por fortes temporais. A cidade mais atingida foi Gonaives, a 130 quilômetros ao norte da capital, Porto Príncipe.

Os alimentos - leite em pó, arroz, óleo de soja, fubá e flocos de milho - saíram dos estoque da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, e o hipoclorito de sódio - substância usada para purificar água - foi doado pelo Ministério da Saúde.

Este é o terceiro carregamento brasileiro de ajuda humanitária ao Haiti, e deve chegar a Porto Príncipe só amanhã a tarde. O avião fará pernoite hoje em Boa Vista, Roraima, conforme afirmou o coronel Homero Zanotta, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Ele revelou que outro carregamento será enviado ao Haiti na próxima terça-feira, com saída de São Paulo e Recife, e vai levar 15 mil toneladas de alimentos doados pela Conab e pelas empresas Lacta. O coronel Homero informou que as ajudas anteriores, em menores volumes, foram na forma de medicamentos e alimentos industrializados como biscoitos e cereais que não necessitassem de cozimento na água que ficou toda contaminada depois dos temporais.