Brasília, 29/9/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ex-ministro do Tribunal Superior Eletoral (TSE), Fernando Neves, defendeu a divulgação da prestação de contas dos candidatos a cargos eletivos antes das eleições. "Não vou dizer que os candidatos vão agir de acordo com o que pensam os colaboradores, mas acho importante sabermos quem está colaborando", disse, durante o programa "Diálogo Brasil", que está sendo transmitido pelas TVs Nacional e NBR, da Radiobrás, em rede p´´ublica de televisão para todo o país.
O diretor da ONG Transparência Brasil, Claúdio Weber, completou a opinião do ex-ministro do TSE afimando que os candidatos irão defender os interesses dos colaboradores, por isso "é muito importante" saber de onde virá o dinheiro para as campanhas.
Para reforçar a importancia da prestação de contas, o professor da UnB, David Flaisher, informou que aumentaram muito as denúncias de desvio de dinheiro. Segundo Flaisher, somente no ano de 2000, em mais de 2 mil muncipios houve desvio de dinheiro do Fundo de Desenvolvimento da Educação Fundamental (Fundef) para o financimento de campanhas.