Pedro Malavolta
Repórter da Agência Brasil
São Paulo- O ministro-chefe da Secretaria de Coordenação política e assuntos estratégicos, Aldo Rebelo, conheceu hoje um projeto para explorar as reservas de mais de 450 bilhões de metros cúbicos de gás natural na Bacia de Santos. O Centro de Alta Tecnologia de exploração de águas profundas (CAT-PRO), um projeto encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto Brasileiro de Estruturas Marítimas (Ibem), foi apresentado a Rebelo em busca de apoio para sua realização.
Segundo o professor Kazuo Nishimoto, da Escola Politécnica da USP, as reservas de gás natural na bacia de Santos são as maiores já encontradas no país e, com o Centro instalado, poderiam ser extraídos 70 mil metros cúbicos por dia (ou duas vezes a capacidade do gasoduto Brasil-Bolívia). "O gás natural representa apenas 7% da matriz energética brasileira e a média mundial é de 20%", explica.
O Ministro Aldo Rebelo também visitou o Centro Tecnológico da Marinha e o Tanque de Provas Numérico (TPN) da Escola Politécnica da USP. O TPN é um laboratório que simula com cálculos matemáticos feitos por computador as condições que podem ser enfrentadas por barcos e plataformas de extração de petróleo em alto mar.
Segundo Nishimoto, a vantagem do sistema de previsão por computador sobre os tanques de prova normais, onde costumam ser testadas maquetes de barcos antes de construí-los, está em não haver limites para a profundidade que se quer estudar. Seria necessário construir tanques físicos muito maiores para conseguir simular as profundidades que a Petrobrás está começando a extrair.
O Ministro disse que buscará apoio a este e outros projetos dos cientistas e que tentará agendar uma visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, para que ele conheça os projetos.