Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O vice-presidente José Alencar disse há pouco que um dos entraves que atrasam o desenvolvimento brasileiro é o sistema tributário nacional, a falta de infra-estrutura de logística e a falta de financiamento aos empresários.
"O tratamento aos empresários brasileiros é diferenciado quando comparado ao tratamento dos países com que temos que competir no mercado. O custo de capital é um despropósito e o regime de juros também", disse Alencar, ao participar em Brasília do lançamento do Encontro Parlamentar da Federação das Indústrias de Brasília 2004.
Segundo Alencar, no Brasil nunca houve tanta transferência de renda em benefício do sistema financeiro e "enquanto as atividades produtivas não remunerarem os custos de capital, não haverá desenvolvimento, porque o capital é um dos fatores de produção|.
Sobre a guerra fiscal entre os estados,o vice-presidente disse ser a responsável pela desintegração nacional. Ao discursar no evento, ele afirmou que Brasília possui uma grande capacidade para se desenvolver na área empresarial e gerar mais empregos. "As características de Brasília são apropriadas principalmente para desenvolver o setor terciário. Vejo com muito otimismo o desenvolvimento da indústria aqui".