Porto Alegre, 21/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, acaba de divulgar nota oficial de pesar pela morte do presidente nacional do PDT e ex-governador Leonel Brizola, ocorrida hojeà noite no Rio de Janeiro, vítima de parada cardíaca. A nota é a seguinte:
"Poucos homens públicos puderam contruir uma biografia como a de Leonel Brizola. Polêmico, inquieto, provocador, Brizola pode não ter sido uma unanimidade, mas desconheço uma voz que
discorde quanto ao seu nacionalismo e profundo amor ao Brasil. Quando no exílio, não lhe faltou o ânimo para lutar pela redemocratização. De volta, exercitou a política até o fim de seus dias com uma coerência surpreendente - característica pouco comum aos políticos contemporâneos.
Brizola foi fiel aos seus correligionários todos os dias de sua vida. Isso bastaria para receber as maiores homenagens consagradas a um político. Mas Brizola foi muito além: foi uma legenda que levava seu próprio nome. Com ele se vai a marca de um tempo sobre o qual ainda temos muito o que aprender."