Durão Barroso diz que o Brasil não precisa de porta de entrada para a Europa

07/03/2004 - 17h14

Rio, 7/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Primeiro Ministro de Portugal José Manuel Durão Barroso disse hoje no Rio que o Brasil não precisa de uma porta de entrada para a Europa já que é suficientemente grande e importante para ter relações com qualquer país europeu. O primeiro ministro português enfatizou no entanto, que os grandes empresários brasileiros já entenderam que através de Portugal o Brasil pode acessar o maior mercado do mundo , a União Européia que a partir de maio vai passar a integrar 25 países.

Segundo José Manuel Durão Barroso as relações com o Brasil nunca estiveram tão boas, fundamentadas na excelência das relações políticas e econômicas."Portugal com seus dez milhões de habitantes tem sido nos últimos anos um dos maiores investidores estrangeiros do Brasil. A confiança no Brasil já mostra sinais de desenvolvimento do intercambio nos setores de siderurgia , informática , ao comércio de investimentos do Brasil em Portugal ."

O Primeiro Ministro de Portugal que participou de almoço com empresários e representantes da comunidade Luso Brasileira , no Palácio Gustavo Capanema, sede do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, está no Brasil, em visita oficial a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar nesta segunda – feira em Brasília da Sétima Cimeira Bilateral Brasil Portugal que vai discutir as mais importantes questões do relacionamento entre os dois países.

Ainda no Brasil o Primeiro Ministro tem um encontro com empresários dos setores de industria e comércio de São Paulo . Os encontros de Cúpula entre os chefes de governo do Brasil e de Portugal – as cimeiras bilaterais – por exemplo – tem permitido por exemplo um avanço na regularização dos brasileiros em Portugal . O mesmo acontecendo em relação aos portugueses no Brasil. Este acordo segundo o Ministro português poderá ser concluído agora em 2004.