Brasília, 7/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Projeto Amazon Paper, responsável pelo primeiro papel de fibras naturais produzido na Amazônia, é um dos vencedores do Development Marketplace 2003, a competição global promovida pelo Banco Mundial (Bird) para apoiar projetos de redução da pobreza por meio de ações de desenvolvimento.
A conquista foi anunciada, em Washington, DC, nos Estados Unidos. Do total de 2700 propostas do mundo todo, apenas 183 foram a etapa final. Do Brasil, só cinco, entre os quais o Amazon Paper, um projeto do Sistema Pobreza e Desenvolvimento na Amazônia (Poema) da Universidade Federal do Pará (UFPA), voltado para o desenvolvimento sustentável por meio da fabricação de papel com fibras naturais. O Bird destinou US$ 4 milhões para os vencedores colocarem em prática suas idéias de combate à pobreza.
O Amazon Paper também é um dos cinco projetos da região Norte a chegar à final do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2003, concedido no último dia 18. De 634 inscrições, apenas 30 foram premiadas no país.
Outro programa do Poema - o Bolsa Amazônia - ganhou, também, esta semana, o Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, promovido pela Conservation International e Ford. A entrega foi na Câmara de Comércio Americana, em São Paulo.