Brasília, 6/9/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Labirinto da Alfabetização, idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), está em fase final de montagem na Praça dos Três Poderes, para ser inaugurado às 9h de amanhã (7). Ele é parte do programa Brasil Alfabetizado, que será lançado às 10h de segunda-feira (8) no Palácio do Planalto, mas amanhã o espaço já estará aberto à visitação, como parte das comemorações pelo Dia da Independência.
A criação do labirinto foi idealizada pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, que queria sensibilizar as pessoas ao mostrar situações vivenciadas pelos analfabetos no dia-a-dia, quando eles não conseguem, por exemplo, ler uma bula de remédio ou uma placa de sinalização. Daí surgiu a idéia de construção de um estande como projeto de mobilização.
Em forma de tenda, o estande de 120 metros é um local escuro, em que a cada passo, as pessoas se deparam com inesperadas imagens de livros e publicações que surgem iluminadas. Enquanto elas caminham, ouvem uma narração que relata as sensações vivenciadas pelos analfabetos quando estão diante de diversos livros, sem saber ler.
O Labirinto da Alfabetização já foi levado neste ano à XI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e à 54ª reunião da SBPC (Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência) em Recife (PE). "Tem gente que sente medo, tem gente que sai revoltado, triste, sai chorando, e até disposto a ser voluntário da alfabetização. É interessante ver a reação das crianças que se dão conta da importância de saber ler e escrever. Pessoas recém-alfabetizadas, ao visitarem o labirinto, também dizem que era essa a maneira como se sentiam", relata a jornalista Tânia Viegas, que desenvolveu o projeto
A intenção, segundo a jornalista, é mobilizar a sociedade para incentivar as pessoas a estudarem, ajudar na alfabetização ou participar como voluntários de programas. A meta do MEC com o programa é alfabetizar, até 2006, 20 milhões de pessoas – neste ano, 3 milhões. Até agora, os recursos do programa já levaram a alfabetização a 1 milhão de pessoas.
O Labirinto estará aberto até o dia 14, das 9h às 20h30, com entrada franca.