Foz do Iguaçu (PR), 15/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os presidentes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai decidiram hoje, em uma reunião realizada em Assunção, no Paraguai, que irão trabalhar para promover a integração do Mercosul e da Comunidade Andina. A intenção dos chefes de Estado é estabelecer o livre comércio entre os países dos blocos até o final deste ano. Até lá, estão marcadas quatro reuniões de técnicos dos países envolvidos e um encontro dos ministros de Relações Exteriores.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o Brasil é favorável a que o bloco adote um tratamento diferenciado para os paises de menor desenvolvimento econômico. Essa reivindicação foi feita hoje pelo recém-empossado presidente do Paraguai, Nicanor Duarte.
O presidente Lula e nove chefes de Estado sul-americanos participaram hoje da cerimônia de posse do presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, em Assunção.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou há pouco, a Foz do Iguaçu, onde participa, neste sábado, da instalação de um estator, peça que fará funcionar as duas últimas turbinas da Usina Itaipu Binacional. A partir de 2004, com as duas novas turbinas em funcionamento, Itaipu irá gerar mais 1,4 mil megawatts de energia. Atualmente, a usina gera 12,6 mil megawatts, o que abastece 25% da demanda do Brasil e 95% da demanda paraguaia.