Carros antigos atraem público e o recém extinto Fusca já ocupa seu espaço em exposição

10/08/2003 - 18h32

Brasília, 10/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Fusca, definitivamente, virou peça de museu. Depois que a fábrica mexicana da Volkswagen anunciou o fim da fabricação do veículo, no mês passado, os fusquinhas já começam a fazer parte das mostras de carros antigos. Em Brasília, o Veteran Car Clube do Brasil promoveu uma exposição, em homenagem ao Dia dos Pais, que reuniu desde o Ford Bigode (1928), até esportivos como Porsche, Corvette, Santa Matilde e um Cobra Shelby, de 1976, que faz de zero a 100 km/h em 4,9 segundos. No meio destas atrações, o fusquinha manteve seu charme. O mais antigo, de 1950, com suas lanternas e vidros traseiros de tamanho reduzido, foi o que mais chamou a atenção do público.

Mas nem todo esse charme, que se confunde um pouco com a história do brasileiro, sensibilizou as pessoas que compareceram à exposição, realizada num shopping center da cidade, e que votaram no carro mais belo. O Packard conversível 1937, que parecia ter acabado de sair de um filme de "Al Capone", foi o escolhido pelos brasilienses. O proprietário, Antônio Felipe Costa, orgulha-se de ter reconstruído o automóvel, que trouxe do Rio de Janeiro, praticamente destruído. Ressaltou que o carro é o único seis cilindros de 1937, no Brasil.

Além da homenagem ao Dia dos Pais, os expositores de carros antigos também cumpriram sua "função social, destacou Antônio Felipe Costa. Com o apoio do Ministério da Saúde, foram distribuídos preservativos femininos às visitantes da exposição. Numa parceria com o shopping center, os diretores do Veteran Car Clube do Brasil distribuíram cartilhas para crianças e Códigos de Trânsito aos pais. A campanha faz parte do programa de redução do número de acidentes de trânsito promovida pelo Ministério dos Transportes.