Brasília, 3/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - A tradicional cerimônia da troca da bandeira na Praça dos Três Poderes teve hoje duas novidades. A primeira foi a mudança de horário. A solenidade, que normalmente ocorre pela manhã, às 9h, passou para o horário da tarde, às 16h30.
A iniciativa foi da secretária de Turismo do Governo do Distrito Federal, a embaixatriz Lúcia Flecha de Lima. "Nosso objetivo foi atrair mais gente e valorizar a cerimônia. O exército avaliou que cinco mil pessoas vieram assistir a troca da bandeira hoje", disse a embaixatriz.
A outra novidade ficou por conta da abertura das comemorações do bicentenário de Duque de Caxias, o patrono do Exército Brasileiro. Além da troca de bandeira e apresentação de bandas militares, também ocorreram desfile da Guarda Presidencial, exibição de cães treinados e queima de fogos de artifício.
O coordenador da cerimônia, coronel Robson Oliveira, do Comando Militar do Planalto, lembrou a importância de Duque de Caxias. "Ele foi um dos maiores patriotas e um personagem fundamental na formação do País", disse. O coronel também elogiou o novo horário e afirmou que para o Exército ele é ideal.
Todo mês, no primeiro domingo, a Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes é substituída. A cerimônia ocorre desde que o mastro da bandeira foi instalado no local no fim da década de 1970 e cada mês é coordenada por uma das três forças militares.