Brasília, 26/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com cerca de 10 milhões de praticantes, o futebol de salão é o esporte mais praticado no Brasil, de acordo com o anuário estatístico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os adeptos da modalidade estão espalhados por todo o país, mas a maior concentração é notada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, entre as classes A, B e C e nas faixas de idade de 15/19 anos e de 20/24 anos. A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) trabalha junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) para inserir o esporte nos Jogos Pan-Americanos já em 2007, no Rio de Janeiro, e nos Jogos Olímpicos. A inclusão do futebol de salão no Pan pode ser ratificada este ano, durante a disputa dos jogos de Santo Domingo, na República Dominicana.
O futsal, como é conhecido, "imita" o futebol de campo quanto à facilidade de conquistar títulos. Ao todo, são 44 conquistas internacionais da seleção brasileira, entre elas cinco mundiais (82/85/89/92/96), três pan-americanos e 12 títulos sul-americanos. Assim como nos gramados, o futebol de salão já revelou grandes jogadores, como Falcão, Fininho, Jackson, Manoel Tobias,
Serginho, Jorginho e outros. Muitos craques que hoje brilham nos gramados deram seus primeiros chutes nas quadras. Ronaldinho "Fenômeno" (Real Madri), Ronaldinho Gaúcho (contratado recentemente pelo Barcelona), Diego e Robinho (ambos do Santos) e Ricardinho (São Paulo), além do tricampeão mundial pela Seleção, Roberto Rivellino, são alguns exemplos.
Atualmente, existem no país 27 federações estaduais filiadas à CBFS, que congrega cerca de 3.500 clubes e associações e tem mais de 260 mil atletas registrados, de acordo com a entidade. O Brasil foi o responsável pela internacionalização do futsal, quando, em 1971, através de uma iniciativa da então CBD (Confederação Brasileira de Desportos), atual CBF, foi criada em São Paulo a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA).
Atualmente, os principais campeonatos de futsal são a Liga Nacional, o Campeonato Brasileiro de Seleções, a Taça Brasil de Clubes, a Copa Rio-São Paulo-Minas e os torneios regionais de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O país possui ainda diversos campeonatos colegiais e universitários, como os JUBS (Jogos Universitários Brasileiros), criados nos anos 70. Em 2003, a CBFS organizou o primeiro campeonato brasileiro feminino de seleções estaduais, que contou com a participação de times de todo o território nacional.
O futsal tem duas versões sobre a sua criação. Uma delas diz que a modalidade começou a ser jogada no Brasil por volta de 1940, por freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo, graças à dificuldade de se encontrar campos livres na cidade para a prática do
futebol. O "criador" do esporte em São Paulo teria sido o paulista Habid Maphuz. No início, jogava-se com cinco, seis e até sete jogadores em cada equipe, mas logo foi definido o número de cinco atletas para cada equipe. Estes improvisavam "peladas" em quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática do hóquei.
A outra versão para o surgimento do esporte vem da capital do Uruguai, Montevidéu. Em 1931, na ACM daquela cidade, o professor Juan Carlos Ceriani teria criado o jogo, batizando-o de "Indoor-Foot-Ball". As bolas eram feitas de crina vegetal ou serragem e passaram por sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar pulavam muito
e saíam constantemente das quadras, tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o futebol de salão ser chamado de "esporte da bola pesada".