Academia brasiliense inova e leva aula de ''spinning'' ao Lago Paranoá

20/07/2003 - 17h20

Brasília, 20/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Uma atividade física está fazendo a cabeça dos malhadores brasilienses. É o "spinning", que, de acordo com o professor de Educação Fisica Robson Ramos, foi adaptado no Brasil pelos ciclistas Wilson Germano e Roberto Toscano como "cycling indoor". Essa modalidade, explica Robson Ramos, "é uma atividade física em cima de uma bicicleta ergométrica especial que simula todas as dificuldades possíveis de aventura de um ciclista na rua", disse.

Uma academia da capital federal inovou neste esporte e, na manhã de hoje, deu um aulão dentro de uma barco (próprio para eventos) no Lago Paranoá. Segundo o coordenador do evento, Fabrício Lino, o objetivo dos "cycling boats", ou seja, ciclismo no barco, é sair da rotina. Para Márcio Padilha, um dos idealizadores do encontro, é uma forma diferente de atrair o público para malhar e satisfazer quem já pratica o esporte e, às vezes, fica cansado de fazer aulas dentro da sala de uma academia.

O barco saiu do Setor de Clubes Sul e passou pelo mais novo ponto turístico da cidade, a Ponte JK. O destino foi a Barragem do Paranoá, onde os atletas puderam desfrutar, nadando, da área mais limpa do local.

Os alunos pedalaram cerca de 60 quilômetros, o que equivale a cerca de duas horas. Para a advogada Ludmila Barros, eventos como este são uma ótima oportunidade de manter convívio social com as pessoas da academia em um lugar diferente e também de curtir a paisagem do Lago Paranoá. O casal de namorados Saulo Lopes e Maria Matos, por sua vez, diz que o legal do evento é curtir a manhã de domingo, malhar e principalmente namorar. Ao todo, foram cerca de 30 bicicletas.

O próximo encontro de "cycling indoor" ao ar livre está marcado para o dia 9 de agosto. Inovando mais uma vez, o evento será no heliporto de um hotel de Brasília, "com paisagem garantida para a Esplanada dos Ministérios", informou Márcio Padilha.

Rachel Bardawill e Gabriela Lima