Petrobras e Vale vão investir cerca de R$ 6 milhões na reforma do Palácio Anchieta (ES)

14/07/2003 - 18h01

Rio, 14/07/2003 (Agência Brasil – ABr) – A Petrobras e a Vale do Rio Doce vão investir cerca de R$ 6 milhões na reforma do Palácio Anchieta, sede do governo do Espírito Santo. Protocolo de intenções neste sentido foi assinado na tarde de hoje pelo presidente da Petrobras José Eduardo Dutra e o governador Paulo Hartung, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

O Palácio Anchieta abriga o registro de parte da história do Espírito Santo, dividida em três fases delimitadas: Colégio dos Padres Jesuítas, Residência de Governadores da Província e, finalmente, Palácio do Governo do Estado. Em 1551, alguns padres jesuítas desembarcaram em Vitória e iniciaram a construção do Colégio e Igreja de São Tiago, atual Palácio Anchieta. O conjunto só ficou pronto em 1747, alguns anos antes da expulsão dos jesuítas, em 1759. O Palácio Anchieta é um monumento tombado em nível estadual. O altar-mor da antiga igreja guarda o túmulo de José de Anchieta, "Apóstolo do Brasil", missionário jesuíta, catequizador de índios, poeta e escritor de peças teatrais. Nasceu nas Ilhas Canárias e morreu na cidade de Anchieta em 1597.

Estiveram também presentes à assinatura, o Gerente Executivo de Exploração e Produção do Sul e Sudeste, José Antônio de Figueiredo, e o Gerente Geral da Unidade de Negócios do Espírito Santo (UN-ES), Márcio Félix Bezerra.