pauta

14/07/2003 - 19h57

Comunidade acadêmica alemã conhece Programa RioBiodesel
Rio, 14 (Agência Brasil – Abr) – O Secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino, estará apresentando nesta terça-feira, aos alemães, o RioBiodiesel, programa do Estado do Rio de Janeiro para geração em larga escala do biodiesel. A apresentação acontecerá durante o Simpósio de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Tübingen, na Alemanha, país pioneiro na utilização desse combustível.
Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social do Palácio Guanabara, o governo fluminense está em vias de assinar o primeiro protocolo de uma secretaria estadual de ciência e tecnologia com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), agência que normatiza o uso de combustíveis. Desde 1999, o governo do estado vem aprimorando a tecnologia do biodiesel a partir de financiamentos, através da Faperj, concedido à Coppe. De lá para cá, vários avanços foram realizados.
Atualmente, o governo do estado, através da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, já conseguiu a adesão ao programa de várias prefeituras,do BNDES, BR-Distribuidora, Fetranspor, e das secretarias de Agricultura e de Energia, para deslanchar o RioBiodiesel.
Segundo o governo do Rio, este é um programa que concebe todas as etapas de fabricação do combustível. "O RioBiodiesel prevê a produção, processamento e distribuição do diesel vegetal. Além de expor a tecnologia fluminense, Peregrino também pretende firmar acordo de cooperação técnica com a Alemanha, que possui mais de 100 mil veículos movidos a biodiesel. (Nielmar de Oliveira)