Ministério do Trabalho lança amanhã Programa Nacional de Qualificação

14/07/2003 - 16h09

Brasília, 14/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério do Trabalho e Emprego lançará amanhã o Plano Nacional de Qualificação (PNQ), voltado prioritariamente para a formação social e profissional de pessoas em idade de trabalho de segmentos menos favorecidos, como os jovens na faixa de16 a 24 anos de idade e as mulheres com mais de 40 anos, que têm mais dificuldades de reinserção no mercado formal de trabalho.

O lançamento do plano está previsto para às 15 horas, no auditório do Ministério, com a presença do ministro Jaques Wagner.

Em reunião hoje, o Comitê Gestor do Ministério definiu os pontos básicos do PNQ. O ministro recomendou cuidados especiais com as linhas de operacionalização do programa, alertando que a antiga metodologia de formação profissional deixou um "carimbo negativo. "Por isso é necessário todo esforço para devolver o status de qualificação que o PNQ merece. Vamos olhar para a frente e combater os eventuais problemas, com o fim de alcançar nossas metas na geração de empregos", afirmou.

O ministro do Trabalho entende que a qualificação social e profissional é fator primordial para a inserção e atuação do cidadão no mundo do trabalho, e que o Estado deve atuar para que esse benefício seja universalisado.

De acordo com o ministro, o Plano Nacional de Qualificação vai contribuir para criar mais e melhores oportunidades de trabalho, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e solidário. O PNQ é destinado a todos os trabalhadores, mas dará preferência às pessoas mais vulneráveis econômica e socialmente, que são aquelas com baixa renda e pouca escolaridade, além das que sofrem diferentes formas de discriminação social e, por isso, têm maiores dificuldades de acesso a um posto de trabalho.

O Ministério está empenhado na manutenção da qualidade pedagógica dos cursos, que terão carga horária média de 200 horas. Também serão oferecidos seminários, oficinas e cursos de extensão que possam, de forma integrada, levar ensinamentos sobre a formação profissional em si e sobre normas de saúde e segurança do trabalho, educação ambiental e direitos humanos, sociais e trabalhistas, dentre outros.