Lula tem a chance de mudar o mundo, diz criador da Terceira Via

14/07/2003 - 19h19

Brasília, 14/7/2003 (Agência Brasil - ABr/BBC Brasil) - O teórico criador da idéia de Terceira Via, o britânico Anthony Giddens, disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o homem que "tem a chance de mudar o mundo" durante uma palestra do presidente na London School of Economics, em Londres. Giddens é considerado um dos maiores cientistas políticos da sua geração, e suas idéias influenciaram a criação do New Labour, projeto do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para o Partido Trabalhista.

Lula veio a Londres participar justamente da Cúpula da Governança Progressista, que busca novos caminhos para a Terceira Via, com o premiê Tony Blair. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era um dos entusiastas da Terceira Via, que consiste na busca de uma alternativa que una as vantagens competitivas da economia de mercado à segurança do Estado do bem-estar social.

Na palestra, Lula voltou a dar uma cutucada no antecessor.Lula disse que tinha preconceitos sobre Tony Blair porque tudo o que sabia sobre ele foi o que ele tinha lido na imprensa brasileira. Disse também que tudo o que Blair sabia sobre ele era o que Fernando Henrique Cardoso tinha contado para ele.

Conselho de Segurança

Lula afirmou durante a sua palestra que o conflito entre israelenses e palestinos já teria sido resolvido "há muito tempo" se o Conselho de Segurança da ONU fosse "mais democrático".
O presidente defendeu a reforma do Conselho de Segurança e o fim do direto de veto - uma prerrogativa dos membros permanentes do conselho.

"O Conselho de Segurança deve tomar decisões por maioria. E essa decisões devem ser respeitadas. Se fosse assim, o conflito no Oriente Médio entre israelenses e palestinos já teria sido resolvido há muito tempo", disse o presidente. Lula afirmou que pediu (e conseguiu) o apoio do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, para a candidatura do Brasil ao posto de membro permanente do conselho.