Conquista da Liga Mundial de Vôlei é um marco

14/07/2003 - 12h03

Brasília, 14/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A conquista brasileira do tricampeonato da Liga Mundial de Vôlei, depois de uma disputa acirrada contra a seleção da Sérvia e Montenegro, em Madri (Espanha), é um marco na modalidade. A avaliação é do técnico e ex-jogador de vôlei Renan Dal Zotto, que atribuiu a vitória brasileira ao espírito de equipe e à determinação dos jogadores e do técnico Bernardinho. "Esse foi o jogo mais importante e dramático de todos os tempos", disse Renan", ao destacar a atuação do jogador Giba, que decidiu a partida no tie break, permitindo que a seleção brasileira vencesse por 31 a 29 pontos. Para Renan, vice-campeão olímpico e mundial da cetegoria, o título foi merecido, porque a equipe verde-amarela foi, "sem dúvida, a melhor da Liga Mundial".

Em entrevista ao telejornal Bom Dia Brasil, Renan observou que, apesar de Bernardinho ter treinado um grupo bem heterogêneo, ele soube colocar todos os jogadores no mesmo nível, inclusive os da equipe reserva. "O Brasil chegou na final numa condição maravilhosa", analisou. "Acho que aí entra o grande trabalho do Bernardinho", completou Renan, destacando não apenas a preparação técnica e de tática de jogo do comandante da seleção brasileira, mas também o sentimento de equipe e de coletividade que ele soube passar aos atletas. "Com certeza, o maior trunfo do Brasil hoje é o espírito de guerra, de determinação, de não desistir por nenhum momento, de buscar realmente a vitória a todo custo".

Na avaliação do ex-jogador, houve muitas falhas no último set, por parte das duas equipes. Na ânsia para definir logo a partida, observou ele, os jogadores acabaram cometendo erros infantis. "Mas o mais importante é que deu certo no final", comemorou.