Brasília, 30/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - No contexto da política de promoção comercial junto aos chamados mercados não-tradicionais, o Itamaraty está organizando, no período de 2 a 7 de julho próximo, missão empresarial brasileira à Líbia. A missão será chefiada pelo Embaixador Mario Vilalva, Diretor-Geral do Departamento de Promoção Comercial, e composta por empresários dos setores de engenharia civil, materiais de construção, indústria têxtil, indústria automobilística e mineração.
Do programa da missão constarão seminário de apresentação do Brasil para seleto grupo de autoridades governamentais, dirigentes de empresas estatais e privadas e representantes de órgãos de imprensa e do meio acadêmico; encontros entre empresários; e visitas a responsáveis pelas compras externas da Líbia.
As relações comerciais do Brasil com a Líbia têm-se caracterizado por baixo dinamismo. Em 2002, as exportações brasileiras somaram US$ 29,6 milhões, principalmente de minério de ferro (87,3%), produtos químicos orgânicos (buteno) e fumo. As importações brasileiras totalizaram, naquele mesmo ano, US$ 1,8 milhão, resultado da venda de produtos químicos orgânicos (metanol). No período de janeiro a março de 2003, no entanto, as exportações brasileiras triplicaram em relação ao mesmo período de 2002, passando de US$ 3,1 milhões para US$ 9,6 milhões, compostas principalmente de minério de ferro (92,4%). As importações provenientes da Líbia (US$ 1,7 milhão, metanol) foram equivalentes ao total adquirido daquele país ao longo de todo o ano de 2002.
Com base em trabalho de inteligência comercial, foi possível confirmar o potencial para o aumento do comércio bilateral. No que se refere às exportações brasileiras, foram detectados os seguintes produtos ou grupos de produtos de interesse: açúcar, carnes, biscoitos, cerâmicas para revestimento, cereais, material de construção, produtos farmacêuticos, ferragens, produtos hortigranjeiros, leite e laticínios, máquinas e equipamentos (setor de ar condicionado), produtos de madeira, mobiliário, pedras ornamentais, pneumáticos, equipamento de telecomunicações, tubulações, veículos automotivos e autopeças, além de vestuário. Mais informações poderão ser obtidas mediante contato com a Divisão de Informação Comercial (DIC), do Itamaraty, à atenção da Sra. Tatiana Ayres, por telefone (61-411-6390/1), fax (61-322-1935) ou correio eletrônico (dic@mre.gov.br).