Parintins (AM), 28/06/2003 (Agência Brasil - ABr) - O primeiro presidente a participar do Festival Folclórico de Parintins (Festa do Boi) fez questão de chegar à cidade anunciando que não tem preferências entre os bois Caprichoso e Garantido.
Luiz Inácio Lula da Silva avisou à população que, no bumbódramo, vai procurar manter o equilíbrio psicológico para não se manifestar nem contra ou a favor dos bois-bumbas que disputam todos os anos a vitória no festival. "Vou apenas torcer, como manda a boa cultura da cidade de Parintins. Não vou aplaudir um, não vou vaiar outro. Vou torcer para que vença o melhor", disse ele.
O cerimonial da presidência cuidou para que não houvesse nenhuma gafe. Recomendaram ao presidente que não vestisse nem roupa vermelha nem azul - as cores símbolos dos blocos rivais.
Lula passou o dia vestido de verde e disse que logo mais às 21 h (22h em Brasilia), na abertura do evento, vestirá uma cor neutra. Até a insígnia que identifica a comitiva, tradicionalmente em cor vermelha, foi trocada pelo branco.
Por todos os lugares onde andou, inaugurando o Portal da Cidade e o Hospital Jofre Cohen, Lula foi aclamado pela população e fez questão de retribuir. Por diversos momentos, saiu do rercursos elaborado previamente para ir até quem não podia se aproximar, como na porta do hospital, onde populares gritavam por ele do lado de fora das grades de proteção.