Curitiba, 13/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participou hoje (13) do Seminário da Cultura da Mandioca, em Paranavaí. O ministro garantiu o encaminhamento de duas das principais reivindicações do setor. Os produtores reivindicaram a criação da Câmara Setorial Nacional da Mandioca como organismo consultor e do Centro de Tecnologia da Mandioca para ampliar o conhecimento técnico de ponta do setor.
O ministro visitou a fazenda de Elson Nogara, no distrito de Graciosa, e participou do lançamento do Programa Plantio Responsável da Mandioca e do plantio simbólico da mandioca, utilizando uma plantadeira mecânica.
O seminário foi promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca. O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, elogiou a iniciativa do governo Lula em antecipar o plano safra. Disse que, junto com os programas estaduais, a produção agropecuária paranaense e nacional terão muito a lucrar.
O Programa Plantio Responsável da Mandioca é fundamentado na assinatura de contrato entre produtores rurais e indústrias de fécula para garantia de fornecimento de raiz no preço mínimo de R$100,00 a tonelada. A iniciativa não inibe o pagamento superior quando os preços de mercado estiverem em alta, mas pretende evitar as perdas econômicas dos produtores em tempo de baixa, sem comprometer o fornecimento de matéria-prima industrial.