Porto Alegre, 25/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O consumo de leite no Brasil deve aumentar em 30% com a expansão do Programa Fome Zero. Existe todo um esforço do Governo Federal para ampliar o consumo do produto também na merenda escolar, e uma preocupação de apoiar mecanismos de produção e comercialização, de tal forma que a população tenha acesso ampliado ao leite. A garantia foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, aos produtores do Rio Grande do Sul, durante a abertura oficial da 26ª Expoleite, em Esteio, região Metropolitana de Porto Alegre.
Rosseto lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o compromisso de melhorar a alimentação dos brasileiros, e que é determinação de toda a sociedade assegurar uma alimentação sadia e qualificada para todo o povo. Segundo ele, a meta do Programa Fome Zero é garantir até 2006 uma renda básica para compra de alimentos, através do Cartão Alimentação, para mais de 9,5 milhões de famílias, que representam mais de 40 milhões de pessoas.
O ministro garantiu que o presidente Lula vai anunciar no mês de junho próximo o maior investimento já produzido na história da safra deste país. "Nós vamos avançar no crédito, na simplificação do acesso aos investimentos, no aumento da pesquisa, da assistência técnica e da extensão rural, para ampliar a produtividade e assegurar uma melhora na atividade produtiva e na renda dos produtores", disse Rossetto.