MEC vai repassar verba para por 3 mil crianças e adolescentes na escola em Recife

13/05/2003 - 23h33

Recife, 13/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Educação vai disponibilizar inicialmente R$ 360 mil para colocar na escola três mil crianças e adolescentes que vivem em situação de risco, nas ruas de Recife e de treze municípios da Região Metropolitana.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Educação, Cristov am Buarque, durante coletiva, na sede da Fundação Joaquim Nabuco. Ele recebeu um documento com o diagnóstico de problemas elaborado com a participação de novecentas pessoas, incluindo representantes das cidades beneficiadas, do Unicef e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente.

O ministro explicou que a meta é resolver a situação nos próximos três anos, oferecendo a jornada ampliada nas escolas que abrange atividades culturais, de esporte e lazer e ainda uma Bolsa Renda, além de alfabetização para os pais ou familiares responsáveis.

De acordo com Cristovam Buarque, o programa será viabilizado sob a coordenação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com a participação de todas as entidades que tradicionalmente já trabalham na área, além da prefeitura e do governo estadual.

O documento que o ministro recebeu aponta que os principais problemas enfrentados pelos menores de rua de Pernambuco são decorrentes da desestruturação familiar, provocada principalmente pelo desemprego e a ausência de escola, o que leva ao consumo de drogas, práticas de delito e vulnerabilidade à violência sexual.

Entre as sugestões apresentadas para minimizar o problema estão a criação de espaços que promovam atividades culturais, de lazer, visando a valorização das pontencialidades artístico-culturais e esportivas. Outra idéia é ampliar programas educacionais na área de saúde e investir em ações de caráter preventivo, como educação sexual e planejamento familiar.

O ministro ainda participou da abertura da exposição sobre o Abolicionismo e Joaquim Nabuco, no Museu do Homem do Nordeste.