Hospital de Brasília promove terapia do relaxamento para mães combaterem o estresse

11/05/2003 - 21h06

Brasília, 11/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - Relaxamento é uma das armas para combater o estresse, tão comum nos dias de hoje. Por isso, profissionais de um hospital de Brasília promoveram, na última, semana um encontro de mães de todas as idades para participar de oficinas e palestras gratuitas sobre a qualidade de vida. "Toda mãe merece um tempo" foi o nome do tema escolhido para o curso, que forneceu dicas sobre o melhor aproveitamento do tempo, descanso, alimentação e lazer.

Elas se queixaram dos muitos papéis que têm que desempenhar na família, como o de mãe, dona-de-casa, profissional e até de chefe de família, o que leva ao descontrole do tempo que teriam para cuidar da própria saúde.

O hospital utilizou uma área verde para promover atividades ao ar livre, que valorizaram movimentos leves e descontraídos. Segundo a hebeatra e organizadora do evento, Mônica Mulatinho, o contato com a natureza é fundamental para o sucesso desta atividade. "Fomos além das quatro paredes do consultório, para que as mamães se sintisem livres e pudessem espantar todo o estresse do dia-a-dia durante a atividade", explica.

Segundo o geriatra Cláudio Portela, os exercícios estimulam o relaxamento, a autopercepção e a expressão criativa das mulheres. "Antes de deixarem o encontro, todas as participantes elaboraram um projeto de auto-investimento, ou seja, algo que devem fazer para ampliar seu bem-estar social", garante Cláudio. O encerramento das atividades foi neste sábado.

A equipe do hospital se surpreendeu também com a participação de um homem. Assim que ficou sabendo do encontro, o orientador desportivo Tarcísio Lacerda quis ver de perto os benefícios da atividade - e quem acabou ficando em casa foi sua mulher. "Às vezes a causa do estresse na minha família pode estar em mim. Por isso, vim conferir o evento, que por sinal adorei", justifica.

A comerciante Maria Solange ganhou seu primeiro bebê há poucos dias e estava de resguardo. Por isso, não pôde deixar o quarto do hospital, mas acompanhou o grupo atentamente pela janela. "Pena eu não poder participar dos exercícios, mas, sem dúvida, é maravilhoso de se ver. No próximo com certeza eu vou participar", garantiu.

Nilo Martins

IDM