Rio, 8/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Sebrae vai oferecer a alunos de 22 universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro o curso a distância "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" (IPGN), sem custos para os estudantes. As inscrições para as 1200 vagas terminam no dia 26 deste mês e podem ser feitas nas universidades. A idéia é ampliar a cultura do empreendedorismo no ambiente universitário. Segundo a gerente de empreendedorismo do Sebrae/RJ, Maria Helena Pinto, as diversas experiências da entidade sinalizaram carência de conhecimentos nesta área no público de origem universitária." Muitas vezes a pessoa tem vários títulos, mas na hora de abrir o próprio negócio, não tem o conhecimento e encontra dificuldades".
Maria Helena disse que o convênio com as Universidades vai garantir um número definido de vagas para os alunos.Atualmente existem 6 mil inscritos, de várias áreas de atividades, aguardando a chamada para começar o curso.
O Rio de Janeiro é o primeiro estado onde curso está sendo oferecido. O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Paulo Alcântara Gomes informou que de acordo com o resultado dessa primeira turma, o curso poderá ser estendido a outros estados.
O Sebrae vai fazer ainda o seminário Empretec para professores e coordenadores indicados pelas instituições, sem custos para as universidades.O Empretec é um programa internacional executado pelo Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). As inscrições começam no dia 30 e o seminário será realizado de 8 a 16 de julho. A intenção é aperfeiçoar e potencializar as características empreendedoras e a capacidade individual de empresários e futuros empreendedores.