Bush adverte Síria para não dar refúgio a líderes iraquianos

13/04/2003 - 18h38

Brasília, 13/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, advertiram hoje a Síria para não dar refúgio a líderes iraquianos. Em rápida entrevista concedida neste domingo em Washington, Bush disse acreditar que há "armas químicas na Síria, país vizinho ao Iraque, adiantando que esse país "precisa cooperar com os Estados Unidos e seus parceiro na coalizão", de acordo com informações da CNN.

Em entrevista à rede de televisão norte-americana NBC, no programa "Meet the Press", Donald Humsfeld, declarou, conforme a CNN, ter certeza de que autoridades do regime de Saddam Hussein fugiram para a Síria. "A Síria está na lista dos países que apóiam o terrorismo há anos" disse Humsfeld, acrescentando que o regime de Saddam "já faz parte do passado".

Também em entrevista no programa "Meet the Press", da NBC, o vice-embaixador da Síria nos Estados Unidos, Imad Moustapha, negou que integrantes do regime de Saddam Hussein tivessem fugido para Damasco, e afirmou que havia uma campanha de desinformação contra seu país. Mas ele rejeitou a possibilidade de uma guerra entre os Estados Unidos e a Síria. "Nós acreditamos nos valores norte-americanos e acreditamos no sentimento de justiça dos norte-americanos", afimou o diplomata.