Brasília, 27/03/03 (Agência Brasil - ABr) - A ministra Emília Fernandes, secretária Especial de Políticas para as Mulheres, recebeu hoje o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido anualmente pelo Senado Federal a cinco brasileiras que desenvolvam trabalhos relevantes em defesa dos direitos das mulheres.
O presidente do Senado, José Sarney, associou o nome da ministra ao de Bertha Lutz. "A educadora de Sant’Ana do Livramento (RS) sempre foi uma defensora dos direitos das mulheres no Rio Grande do Sul e aqui no Senado Federal", ressaltou Sarney, lembrando que partiu de Emília a iniciativa da resolução do Senado Federal que criou o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.
Emília Fernandes recebeu o diploma das mãos da senadora Íris de Araújo (PMDB-GO). A senadora lembrou o quanto aprendeu com a atual secretária, quando ainda não era senadora e Emília ocupava uma vaga no Senado. Ela afirmou que o fato de ambas terem ocupado hoje o plenário, uma como ministra e outra como senadora, é uma conquista de todas as mulheres e resultado de um trabalho que custou muito suor, lágrimas e sangue de gerações.