Sebrae promove a quarta edição do Desafio Sebrae

26/03/2003 - 22h16

Brasília, 26/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Ministério da Educação realiza a quarta edição do jogo Desafio Sebrae. Este ano, o desafio abre espaço para que 50 mil universitários vivam a realidade de um pequeno empreendimento, administrando uma empresa virtual de confecção de roupas de surfware e moda praia. "Estudantes de todo o país simulam, pelo computador, a administração de uma empresa e tomam decisões por meio de um jogo dinâmico e interativo", esclareceu o presidente do Sebrae, Silvano Gianni, destacando que o jogo é virtual, mas a adrenalina é real.

O objetivo do projeto, de acordo com o presidente do Sebrae, é difundir a cultura do empreendedorismo no meio universitário. "Com isso estaremos ajudando a formar empresários no lugar de empregados", analisou Gianni, lembrando que o desafio também alcança familiares dos jogadores, já que estimula o debate sobre administração de um negócio. Para ele, projetos de educação empreendedora como esse "dão condições aos participantes para que sejam futuros empresários e consigam se manter num mercado cada vez mais competitivo".

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, participou da festa de lançamento do jogo e aproveitou a oportunidade para lançar um outro desafio: levar o empreendimento para as 185 mil escolas da rede pública. "Se levarmos o mesmo projeto para o ensino médio, teremos uma surpresa com jovens empresários que se escondem dentro da sala de aula". O ministro propôs também uma competição entre os universitários e os alunos do ensino médio.

Cristovam encerrou seu discurso destacando que o Desafio Sebrae é uma competição onde todos ganham. "Nesta época em que o mundo enfrenta uma guerra, o nosso desafio é pela paz. O jogo incentiva a competição sadia e o aprendizado por meio do lúdico", comentou. "A vantagem é que os estudantes podem errar sem perder tanto dinheiro e sem precisar chorar no travesseiro", brincou o ministro.

O presidente do Sebrae informou que o jogo terá sua versão para a América do Sul ainda este ano. "Os universitários da Argentina poderão participar da experiência de gerenciar uma empresa virtual e conviver com situações diárias de um empresário", disse. A unidade de educação do Sebrae também pretende lançar pilotos do projeto no Paraguai, Uruguai e Chile.

Os universitários que quiserem participar do Desafio Sebrae terão de formar uma equipe de três a cinco componentes e se inscrever pelo site: www.desafio.sebrae.com.br. O estudante ainda deverá pagar uma taxa de R$ 25, depositada na conta do Desafio Sebrae, no Banco do Brasil. Após o pagamento da taxa e do preenchimento da ficha no site do jogo, a equipe receberá um kit dentro de cinco dias via Sedex. A fase final do jogo acontecerá no dia 8 de dezembro.